Oficina Mario de Andrade

Oficina Mario de Andrade

A primeira oficina a gente nunca esquece

Uma breve história da primeira Oficina de Cordel e Fotografia produzida pelo Versalizando Imagens e que nos deixou uma missão.

O ano era 2016 e o Versalizando Imagens, recém-nascido, por assim dizer, já havia realizado diversas atividades em sala de aula – palestras, declamações, oficinas de literatura de cordel, etc. Mas, ainda não tínhamos conseguido tirar do papel a nossa principal atividade, a Oficina de Cordel e Fotografia.

O nosso objetivo era, e se mantém fiel, levar aos estudantes toda a beleza e encantamento que o cordel e a fotografia proporcionam. De forma participativa e dinâmica, os participantes teriam a oportunidade de aprender um pouco destas duas artes e de produzir suas próprias, ou até suas primeiras, obras.

Contando com a parceria do Colégio Mário de Andrade, aqui mesmo na nossa cidade, o Cabo de Santo Agostinho, fomos ao encontro do coordenador pedagógico, o professor Almir, que por sinal é um grande amante das artes e da cultura. De imediato conseguimos sua aprovação. E mais do que isso, o professor Almir se encantou pelo projeto. Ali, estava fechada nossa primeira grande oficina que culminaria com uma belíssima exposição fotográfica. (que merece um post exclusivo).

Vamos, então, contar como foi a tão esperada oficina.

De início, visitamos todas as salas pré-selecionadas pela escola, do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Declamamos uma poesia, exibimos algumas fotografias e fizemos o convite para a participação na oficina. As vagas, no entanto eram limitadas e apenas para os primeiros que confirmassem a inscrição.

  • Renato Moura | Versalizando Imagens
  • Renato Moura | Versalizando Imagens

Renato Moura | Versalizando Imagens

A oficina aconteceu no início do mês de junho de 2016. Contamos com dez participantes no total. A dinâmica da oficina foi dividida em cinco encontros com duração total de 15 horas aulas. Como instrutores, tivemos a honra de ter conosco o poeta Severino Melo, o artesão da poesia, com toda sua simpatia e sabedoria. Também o poeta Esperantivo e eu, Renato Moura (fotógrafo), ambos idealizadores do Versalizando Imagens.

Os alunos ficaram encantados com a literatura de cordel. Muitos apenas tinham ouvido falar à respeito, mas ainda não haviam estudado a fundo e descoberto as riquezas que se encontra na poesia popular. Apresentamos a eles a história do cordel, a métrica, rima, analisamos diversos autores e provamos que eles eram totalmente capazes de escrever uma história em cordel.

A fotografia, então, foi a parte mais aguardada da oficina. Depois de aprenderem algumas técnicas de composição, manuseio do equipamento e edição, e após a análise de várias obras de grandes fotógrafos, definimos um tema e fomos à prática.

O tema escolhido por eles foi “O mundo ao meu redor”. A proposta era fotografar o ambiente próximo à escola, caminho que eles percorriam todos os dias, e revelar a beleza do local, o cotidiano e uma mensagem pensada e percebida pela singularidade de cada olhar.

Nem preciso contar o quão divertido foi esta etapa da oficina. Ao ar livre, com o acompanhamento de um professor da escola e recebendo todas as orientações de como explorar melhor o espaço, os elementos e a luz, os alunos exercitaram a criatividade e produziram imagens fantásticas.

O resultado? Para cada fotografia produzida por eles, um verso foi criado pelo próprio participante para complementar, através do cordel, a mensagem revelada pela foto. Todas as obras foram expostas numa exposição (confere aqui neste post) aberta a toda escola, parentes e amigos e contou com a entrega dos certificados.

E por fim, qual a lição que ficou após a realização desta oficina, pioneira, e que nos serviu como experiência para validarmos nosso projeto? Além da sensação de dever cumprido, a missão de levar a inúmeros outros estudantes um pouco de arte e cultura para complementar sua formação e para a sua vida.

Somos gratos ao Colégio Mário de Andrade por ter acreditado em nossa proposta e no Versalizando Imagens. Somos fãs de todas as escolas e professores que incentivam e reconhecem a importância do exercício da criatividade e do poder de transformação que a arte e a cultura oferecem.

Aproveitando, quer conferir todas as opções de formação artística e cultural que oferecemos? É só clicar aqui. Quem sabe a próxima oficina pode ser realizada na sua escola ou empresa? Estamos à disposição e será um prazer te atender.

Ah, e na galeria a seguir você confere alguns registros de como foi a nossa oficina.

Renato Moura | Versalizando Imagens

Muito obrigado pela sua presença aqui no blog. Forte abraço!

  • Renato Moura | Versalizando Imagens
  • Renato Moura | Versalizando Imagens
  • Renato Moura | Versalizando Imagens
  • Renato Moura | Versalizando Imagens
  • Renato Moura | Versalizando Imagens
Share