História do Versalizando Imagens

História do Versalizando Imagens

Foi assim que tudo começou

Uma história de amizade e cheia de boas lembranças: como nasceu o Versalizando Imagens.

Sabe quando a vida promove reencontros? Quando alguma coisa, de fato, tem que acontecer? Pois é, sei que soa um pouco clichê, mas essa é a história do Versalizando Imagens.

Eu lembro que num certo dia da semana, bem no início da noite, estava caminhando no bairro onde moro e resolvi visitar um amigo músico. Ao chegar à sua casa, grande foi a surpresa. O encontrei, sentado na calçada, proseando, despreocupado, sobre as coisas da vida com outro grande amigo meu, o professor Luiz Esperantivo.

Esperantivo, como é conhecido, foi meu professor ainda no ensino fundamental. Na época que nos reencontramos, estamos falando do início de 2016, eu havia recém concluído a faculdade. Como, porém, o tempo é um grande aliado das boas lembranças – com todos esses anos que se passaram – as memórias da época de escola permaneceram ativas e sempre trazendo a tona aquela nostalgia e vontade de revivê-las. E para melhor contar essa história a você, caro leitor, permita-me falar um pouco mais sobre o Esperantivo.

Professor por formação e poeta por vocação, sempre apresentou a seus alunos o infinito universo da arte e da cultura popular. Amante da natureza, ele proporcionava a todas as suas turmas uma real aproximação com os ecossistemas e toda biodiversidade das redondezas de onde ele ensinava. Isso tudo, acreditem, metrificado e rimado nos moldes da poesia popular, o cordel. Havia literatura de cordel em todas as suas atividades. Um privilégio para nós alunos.

Neste momento, no entanto, você deve está se perguntando: “Sim, mas como surgiu o projeto”? Conto-lhe agora.

A partir de uma conversa “solta”, num desses reencontros que a vida nos oferece, surgiu a ideia de unirmos as nossas habilidades – ou os nossos dons – e levarmos para sala de aula atividades artísticas e culturais, bem como ele já o fazia anos atrás. Sendo mais preciso: cordel e fotografia.

Pois bem, amigo leitor, eu já trabalhava como fotógrafo e sempre gostei de ensinar o pouco que sei. Daí, foi só juntar o ‘verso’ e a ‘foto’ e, nesse exato momento, nasceu o projeto que hoje já alcançou mais de mil e quinhentos alunos.

Pouco tempo depois, após a nossa primeira atividade numa escola, percebemos que precisávamos de um nome para o projeto. Num breve brainstorming, as palavras versos e fotografia não saíam da nossa cabeça. Não demorou para que chegássemos a uma conclusão: Versalizando Imagens.

– É esse o nome! Exclamei todo contente.

– Verifica na internet se já existe. Reforçou Esperantivo, ansioso.

E, adivinhem o que encontramos? (que rufem os tambores…) Não encontramos nada, uhuuul! Para nossa surpresa, havíamos acabado de inventar uma nova palavra que seria a nossa marca.

Hoje, com a marca registrada oficialmente no nosso nome e com os dois anos de atividades do projeto, seguimos em plena expansão. Se por um longo tempo chegamos a investir tudo o que tínhamos no projeto e, de forma voluntária e gratuita, viajamos para tantas cidades para levar um pouco de poesia e fotografia, hoje contamos com a validação daqueles que já participaram e dos que nos apoiam nesta missão. Amigos e parceiros que nos ajudam a oferecer serviços cada vez mais profissionais e repletos de sentimento.

Por fim, se você ainda estiver me acompanhando, gostaria que soubesse que vivemos muitos nãos e muitas alegrias nessa caminhada. Tudo nos serviu de aprendizado. E claro, temos muito que aprender ainda. O que nos move, entretanto, é a certeza do poder que a arte e a cultura têm de transformar a vida das pessoas.

O cordel e a fotografia são as forças motrizes que nos impulsionam. O sorriso e o brilho nos olhos daqueles que participam das nossas atividades garantem a motivação necessária para seguirmos em frente cada vez mais apaixonados pelo que fazemos.

Espero que tenha gostado da nossa história e ficamos felizes por você ter ficado conosco até aqui. Foi um prazer!

Caso queira conhecer um pouco mais sobre nós e nosso trabalho, acompanhe-nos nas redes sociais Facebook e Instagram, ou no nosso site.

Muito obrigado! Forte abraço!

Share

Confira Também