História do Versalizando Imagens

Foi assim que tudo começou
Uma história de amizade e cheia de boas lembranças: como nasceu o Versalizando Imagens.
Sabe quando a vida promove reencontros? Quando alguma coisa, de fato, tem que acontecer? Pois é, sei que soa um pouco clichê, mas essa é a história do Versalizando Imagens.
Eu lembro que num certo dia da semana, bem no início da noite, estava caminhando no bairro onde moro e resolvi visitar um amigo músico. Ao chegar à sua casa, grande foi a surpresa. O encontrei, sentado na calçada, proseando, despreocupado, sobre as coisas da vida com outro grande amigo meu, o professor Luiz Esperantivo.
Esperantivo, como é conhecido, foi meu professor ainda no ensino fundamental. Na época que nos reencontramos, estamos falando do início de 2016, eu havia recém concluído a faculdade. Como, porém, o tempo é um grande aliado das boas lembranças – com todos esses anos que se passaram – as memórias da época de escola permaneceram ativas e sempre trazendo a tona aquela nostalgia e vontade de revivê-las. E para melhor contar essa história a você, caro leitor, permita-me falar um pouco mais sobre o Esperantivo.
Professor por formação e poeta por vocação, sempre apresentou a seus alunos o infinito universo da arte e da cultura popular. Amante da natureza, ele proporcionava a todas as suas turmas uma real aproximação com os ecossistemas e toda biodiversidade das redondezas de onde ele ensinava. Isso tudo, acreditem, metrificado e rimado nos moldes da poesia popular, o cordel. Havia literatura de cordel em todas as suas atividades. Um privilégio para nós alunos.
Neste momento, no entanto, você deve está se perguntando: “Sim, mas como surgiu o projeto”? Conto-lhe agora.
A partir de uma conversa “solta”, num desses reencontros que a vida nos oferece, surgiu a ideia de unirmos as nossas habilidades – ou os nossos dons – e levarmos para sala de aula atividades artísticas e culturais, bem como ele já o fazia anos atrás. Sendo mais preciso: cordel e fotografia.
Pois bem, amigo leitor, eu já trabalhava como fotógrafo e sempre gostei de ensinar o pouco que sei. Daí, foi só juntar o ‘verso’ e a ‘foto’ e, nesse exato momento, nasceu o projeto que hoje já alcançou mais de mil e quinhentos alunos.
Pouco tempo depois, após a nossa primeira atividade numa escola, percebemos que precisávamos de um nome para o projeto. Num breve brainstorming, as palavras versos e fotografia não saíam da nossa cabeça. Não demorou para que chegássemos a uma conclusão: Versalizando Imagens.
– É esse o nome! Exclamei todo contente.
– Verifica na internet se já existe. Reforçou Esperantivo, ansioso.
E, adivinhem o que encontramos? (que rufem os tambores…) Não encontramos nada, uhuuul! Para nossa surpresa, havíamos acabado de inventar uma nova palavra que seria a nossa marca.
Hoje, com a marca registrada oficialmente no nosso nome e com os dois anos de atividades do projeto, seguimos em plena expansão. Se por um longo tempo chegamos a investir tudo o que tínhamos no projeto e, de forma voluntária e gratuita, viajamos para tantas cidades para levar um pouco de poesia e fotografia, hoje contamos com a validação daqueles que já participaram e dos que nos apoiam nesta missão. Amigos e parceiros que nos ajudam a oferecer serviços cada vez mais profissionais e repletos de sentimento.
Por fim, se você ainda estiver me acompanhando, gostaria que soubesse que vivemos muitos nãos e muitas alegrias nessa caminhada. Tudo nos serviu de aprendizado. E claro, temos muito que aprender ainda. O que nos move, entretanto, é a certeza do poder que a arte e a cultura têm de transformar a vida das pessoas.
O cordel e a fotografia são as forças motrizes que nos impulsionam. O sorriso e o brilho nos olhos daqueles que participam das nossas atividades garantem a motivação necessária para seguirmos em frente cada vez mais apaixonados pelo que fazemos.
Espero que tenha gostado da nossa história e ficamos felizes por você ter ficado conosco até aqui. Foi um prazer!
Caso queira conhecer um pouco mais sobre nós e nosso trabalho, acompanhe-nos nas redes sociais Facebook e Instagram, ou no nosso site.
Muito obrigado! Forte abraço!
Confira Também

Exposição “O mundo ao meu redor”
julho 27, 2018

Oficina Mario de Andrade
julho 27, 2018

Promoção de Eventos Culturais
abril 13, 2018